Categories
Uncategorized

O Irlandês- Martin Scorsese

“Tem 3:30 hrs de duração” esse foi o meu primeiro pensamento antes de assistir O Irlandês: o tempo, o quanto ele dura. Mas isso é justamente o que move esse filme. O Irlandês abre com um travelling que inicia na porta do corredor de uma casa de repouso. Vemos nesse primeiro plano (que assemelha-se a uma tela) muitas pessoas idosas, enfermeiros, enfim a rotina desse ambiente. Então a câmera nos leva até o protagonista Frank Sheeran: um idoso que está sozinho, sentado numa cadeira de rodas, vestido em roupas datadas e usando alguns objetos de ouro. Logo em seguida, ele começa a contar a própria trajetória dentro da máfia. A narrativa inicia pela fragilidade da velhice, e aos poucos, o começo e meio da história homérica como gangster são expostos. É um filme que brinca com o tempo (numa montagem incrível, por sinal) com o ir e vir, passado, presente e futuro. Com o ritmo, acelera, desacelera, o tempo passa veloz como nas sequências de ação ou vagaroso como nas sequências introdutórias? Os espectadores experimentam essa sensação( e a longa duração da obra também auxilia nesse quesito). Estamos assistindo às memórias do protagonista, e as memórias são pequenos filmes que existem dentro de nós. Portanto, Frank está ali montando o filme de quase uma vida inteira antes de morrer… Não tem como isso ser rápido.
Acho que O Irlandês poderia ser apenas um filme de gênero excelente. Porém ele utiliza a máfia como pano de fundo para propor reflexões mais complexas sobre a vida e a morte, sobre amizade, família, envelhecer e sobre as escolhas que fazemos. É um tanto melancólico. A fotografia sempre em tons frios. As cores sóbrias da existência. O que existe por trás do glamour de ser um gangster? Scorsese faz tb uma reflexão humana e necessária sobre esse cinema.

Ps: sim, foi difícil engatar nesse filme. Percebi o quão rápido a minha atenção dispersa e o quanto já estou acostumada com as estruturas mais fragmentadas e curtas. Na primeira vez que assisti não consegui ficar imersa todo o tempo. Depois do término, compreendi a grandiosidade do filme e decidi rever =)

Heloisa Sales's avatar

By Heloisa Sales

Viciada em cinema. Criei esse espaço para compartilhar os meus pensamentos sobre o que assisto. @heloisavazquez

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started